sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Significado da palavra Matemática

À medida que vou lendo, a um ritmo calmo e despreocupado, o livro “Grande Enciclopédia da História”, da editora DK, vou-me deparando com um continuar de revelações e curiosidades - novidades pelo menos para mim - que me fazem levantar uma série de questões, muitas delas talvez sem explicações automáticas e simplistas. Exemplo disto é a explicação para a origem do termo Matemática, que no dito atlas versa o seguinte: Matemática deriva do termo "Mathema" que em Grego antigo significava “estudo” ou “aprendizagem”.
Composição com vermelho, amarelo, azul e preto - Mondrian
Esta explicação - na minha opinião -, à luz dos nossos dias, continua a fazer todo o sentido. Pois o comum dos mortais só domina esta área do saber através de dedicação, muito “estudo” e mediante uma “aprendizagem” contínua e sequencial. Esta minha análise faz-me pensar no caso Português, havendo muitas explicações e causas para o panorama actual particular em torno desta ciência. Mas, arriscando uma análise superficial e cingindo-me aos termos gregos que deram origem à palavra, farei algumas correlações que deixo à consideração de quem ler estas palavras. Assim, é usual os alunos portugueses advogarem em sua defesa, como justificação para o insucesso na disciplina de matemática, a falta de bases, o que, na minha opinião, pode comprovar a razão de ser de um dos significados da palavra original: a aprendizagem - neste caso falta de aprendizagem continuada. Por outro lado, também sem estudo, por parte do próprio aluno – isto comprovamos todos os que de nós estudaram matemática -, o sucesso nesta áreas, como em quase todas, torna-se seguramente uma demanda académica difícil de alcançar, indo-se assim ao encontro da outra interpretação do termo original que resultou na palavra matemática: o estudo.

4 comentários:

  1. Queria apenas sublinhar uma palavra que utilizaste... D E D I C A Ç Ã O. Penso que, indo para além do domínio da matemática, é a dedicação que nos conduz ao sucesso a todos os níveis. Temos de ser dedicados/as nas nossas acções se queremos colher frutos.

    ResponderEliminar
  2. a matematica é uma invenção estraordinária.Se dedique aq matematica pois é ela que te ajudará.Digo matematica mesmo vc não gostanto se dedique de ''corpo e alma''

    ASS.Daniele

    ResponderEliminar
  3. Olá Micael!!!
    Sou médica, mas adoro matemática e ammmmo física.
    Tudo que estimula o raciocínio e necessita de estudo continuado sempre é um estímulo para mim.
    Adoro aprender e a matemática é uma mistura de saber, raciocínio lógico, treinamento e paciência.
    Muito bom mesmo.
    Bjs.
    Lidia de Oliveira.

    ResponderEliminar
  4. Texto corrigido e actualizado

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: