Ao folhear uma das minhas últimas aquisições livrescas, neste caso uma recente e muito bem ilustrada enciclopédia sobre arte (Arte – Grande enciclopédia, da editora civilização), deparei-me com uma pintura curiosa que me despertou a atenção. O que mais me surpreendeu foi o seu título. Essa pintura tem o nome de “Le Portugais (Emigrant)”, da autoria de George Braque, contemporâneo e companheiro de Picasso durante o desenvolvimento do cubismo. Braque pintou esta obra em 1911, segundo a estética cubista (movimento artístico e estético vanguardista na época, que ele próprio contribuiu para implementar e desenvolver), que retrata um Emigrante Português em Paris, notando-se na pintura os traços de uma guitarra.
O Português (emigrante) - Braque |
Esta obra, de um grande pintor como Braque, é sinal de que os nossos compatriotas eram reconhecidos e estavam entre os artistas vanguardistas da época.
parabens pelo blogue, tenho lido aqui coisas interessantes que enriquecem qq um
ResponderEliminarfatima
Este "Português" é das obras mais marcates do período Analítico do cubismo, como saberá.Este será um dos jovens pintores,bolseiros em Paris, na 1ªdécada do séc.XX? Duvido, não estou a vêr Almada,Souza-Cardoso ou Santa-Rita, com viola...mas esta pode ser um símbolo,embora os cubistas condenasem o Simbolismo...talvez Eduardo Viana, mais "nacionalista" que os outros.Virei até cá mais vezes...Cumpro sempre as ameaças.
ResponderEliminarQuanto a mim são boas "ameaças" essas. Pois com as palavras que deixou o contributo é seguramente benéfico.
ResponderEliminarNo text odo livro que cito não consta quaisquer referências a quem sejam os modelos que inspiraram Braque. Somente diz que eram a comunidade Portuguesa emigrante em Paris.
Especulando então, pessoalmente gostaria que simbolizasse a cultura portuguesa através da sua ligação à musica. Mas nada tenho que sustente isto.
Provavelmente a viola, como bem referiu, não será mais que um simbolismo. Mas falar disso seria especulação.
oi
ResponderEliminar