quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que é um Loby, ou em Português Lóbi?


Aquando da minha mais recente leitura, a obra 'Marketing e Comunicação Política', surgiu-me uma nova visão de uma palavra muito utilizada em Portugal, mas que em muitos outros Países assume um significado muito diferente do por cá utilizado. - pelo menos o significado mais corriqueiro e aquele que é usualmente entendido pela população em geral. Falo da palavra Loby, ou em Português Lóbi
Em Portugal esta palavra significa a utilização do poder económico (ou outro) para pressionar o poder político, prática de tráfico de influências ou até mesmo corrupção activa - com intuitos pouco nobres.

A tentação de S. António - Dalí
No entanto, na maioria dos nossos  parceiros da União Europeia, onde as democracias são mais maduras, esta palavra assume outros significados. O Lóbi é encarado como "...uma actividade de pressão para influenciar decisões importantes tomadas pelo poder público..." (Marketing e Comunicação Política, 2009, pp.84). É considerada uma ferramenta indispensável da vida em Democracia. Existem profissionais que assumem a profissão de Lóbistas e até existe regulamentação legal para o exercício da profissão. Isto prova que através da transparência e do assumir das posições e causas , segundo regras previamente estabelecidas, é possível evitar a obscurantismos e conotações negativas, praticando  verdadeiros actos de participação Democrática.
Se reflectirmos, uma associação ambientalista, uma associação humanitária e até mesmo um grupo de cidadãos, temporariamente ou permanentemente unidos em torno de uma causa comum, são 'Lóbistas' e exercem uma actividade 'Lóbista' benéfica e proveitosa para o bem-comum.

1 comentário:

  1. Copiado da terra do Tio Sam mafioso e flibusteiro,
    os Lobyhomens e as Bruxaselas exercem uma grande influência em Bruxelas.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: