sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Defender a Aristocracia faz sentido?

As meninas - Velasquez
Para mim, o termo aristocracia nunca tinha suscitado qualquer dúvida quando ao seu significado, pois sempre o associei a uma elite social, da qual faziam parte famílias antigas e nobres, com os seus brasões, tradições e antepassados históricos famosos (Reis, Nobres, Estadistas, Guerreiros de renome, etc.) Mas, após a leitura de 'A República' de Platão, mudei a minha percepção. Nessa obra o  significado do termo aristocracia é apresentado e explicado, algo que se quisermos integrar numa sociedade dita democrática e igualitária acaba por parecer desajustado, tendo em conta o modo como esta forma de governo foi aplicada ao longo da história. Para Platão, Aristocracia significa o "governo dos melhores" (Aristo = melhores + cracia = governo). Ou seja, um Aristocrata, aos olhos de Platão, é alguém que se distinguem entre os seus pares pela sua competência e mérito próprio e não por um título herdado por parentesco.
Ao longo da História da humanidade assistimos ao surgimento de grandes personalidades que se inseriram na classe aristocrática. Dos seus descendentes surgiram muitas famílias de aristocratas que ganharam poder pelo simplesmente facto de terem tido na sua ascendência alguém com mérito, sendo só por isso privilegiados. Assim, o verdadeiro conceito de Aristocracia foi sendo degenerado à medida que essas famílias foram crescendo e ganhando poder, pois quase sempre só as riquezas e privilégios eram herdados e não o mérito e valor pessoal dos seus membros.

 
Platão defende que o governo deve ser dos melhores, dos  mais competentes e meritórios, ou seja, dos verdadeiros Aristocratas. Então, nos dias que correm como poderemos nós  saber quem são os melhores?

5 comentários:

  1. Fantástico como a arrogância humana é capaz de deturpar até o sentido das palavras.
    Obrigado por mais este pedaço de sabedoria.

    ResponderEliminar
  2. Começo por lamentar tê-lo feito perder os sentidos,não era minha intenção.Contudo e não sendo eu um especialista,( nada disso)a definição a que alude não é de Platão,já que tanto quanto julgo saber o grego a tradução literal de aristocracia é o "Poder dos melhores"e é a partir daí que a questão se levanta a questão quem são os melhores? - Aristóteles tem uma definição,Platão outra ligeiramente diferente,Rousseau outra,na Idade media predominava outra e nos nossos dias outra.Portanto a verdadeira questão é realmente como saber quem são os melhores.

    ResponderEliminar
  3. Perdi os sentidos mas apenas momentaneamente - já cá estou de volta!

    Pois, a definição que aqui apresento não é a de Platão. Esta é a minha definição e a ideia com que fiquei depois de ler a obra de Platão - um pequeno pormenor mas que faz toda a diferença, nem que seja para me poderem contestar.

    Pois, para saber quem são os melhores Platão, na sua "República", também apresenta a solução - uma espécie de nova organização social que quebra muitos dos tradicionais vínculos de modo a aferir e treinar os "melhores" para o governo.

    Quanto às demais definições dos demais autores não sei nem irei comentar pois desconheço-as, mas prometo que ficarei atento quando ler obras desses mesmo autores.

    Seja como for, será sempre muito complicado aferir quem são os melhores e a proposta de Platão, na minha modesta opinião de leigo, parece-me um tanto ou quanto utópica.

    ResponderEliminar
  4. Vicente Tavaresnovembro 02, 2010

    As palavras evoluem com o tempo. É normal encontrar a mesma palavra em línguas diferentes com sentidos diferentes. Por ex. a palavra "esquisito" que tem um sentido pejorativo em Português e de alta consideração em Inglês. Aristocracia pode ter começado pelos melhores, mas nada prova que os seus descendentes sejam os melhores. Basta estudar um pouco de História para tomar conhecimento de tantos casos de loucura, deficiências, etc a que a endogamia ajudou. Hoje a palavra Aristocracia está substituida por "meritocracia". Resta saber o que define "Melhor". Melhor para quem? Certamente para um banqueiro, o melhor governante é aquele que mantem um IRC baixo e facilidades na área Financeira. Para um trabalhador um ministro com preocupações sociais é o melhor. Quer se queira quer não, o factor classe está sempre presente.

    ResponderEliminar
  5. A questão é mesmo essa, como se definem os melhores...

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: