quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Português, uma obra de arte cubista

Ao folhear uma das minhas últimas aquisições livrescas, neste caso uma recente e muito bem ilustrada enciclopédia sobre arte (Arte – Grande enciclopédia, da editora civilização), deparei-me com uma pintura curiosa que me despertou a atenção. O que mais me surpreendeu foi o seu título. Essa pintura tem o nome de “Le Portugais (Emigrant)”, da autoria de George Braque, contemporâneo e companheiro de Picasso durante o desenvolvimento do cubismo. Braque pintou esta obra em 1911, segundo a estética cubista (movimento artístico e estético vanguardista na época, que ele próprio contribuiu para implementar e desenvolver), que retrata um Emigrante Português em Paris, notando-se na pintura os traços de uma guitarra.

O Português (emigrante) - Braque
Podemos concluir que no inicio do século XX já os Portugueses, ao seu jeito, faziam parte da cosmopolita Paris, por essa altura a cidade mais importante do mundo no que toca às artes e cultura.

Esta obra, de um grande pintor como Braque, é sinal de que os nossos compatriotas eram reconhecidos e estavam entre os artistas vanguardistas da época.

4 comentários:

  1. parabens pelo blogue, tenho lido aqui coisas interessantes que enriquecem qq um

    fatima

    ResponderEliminar
  2. Este "Português" é das obras mais marcates do período Analítico do cubismo, como saberá.Este será um dos jovens pintores,bolseiros em Paris, na 1ªdécada do séc.XX? Duvido, não estou a vêr Almada,Souza-Cardoso ou Santa-Rita, com viola...mas esta pode ser um símbolo,embora os cubistas condenasem o Simbolismo...talvez Eduardo Viana, mais "nacionalista" que os outros.Virei até cá mais vezes...Cumpro sempre as ameaças.

    ResponderEliminar
  3. Quanto a mim são boas "ameaças" essas. Pois com as palavras que deixou o contributo é seguramente benéfico.

    No text odo livro que cito não consta quaisquer referências a quem sejam os modelos que inspiraram Braque. Somente diz que eram a comunidade Portuguesa emigrante em Paris.

    Especulando então, pessoalmente gostaria que simbolizasse a cultura portuguesa através da sua ligação à musica. Mas nada tenho que sustente isto.

    Provavelmente a viola, como bem referiu, não será mais que um simbolismo. Mas falar disso seria especulação.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: