domingo, 3 de abril de 2011

Utilização involuntária do blogue como pseudónimo - um blogónimo?

Nunca pensei criar um pseudónimo  - um nome fictício usado em alternativa ao nome legal, usualmente para assinar obras ligadas às artes e literatura [1], muito menos um heterónimo - utilização de nome e criação de toda uma diferente personalidade associada a ele em alternativa ao nome legal [2]. Nunca tive tempo nem vi utilidade em mais esse invento, mas curiosamente acabei por o fazer involuntariamente. 

Recorte da edição de 26-03-2011
Então não é que fiz um comentário, utilizando a página de facebook do blogue A Busca pela Sabedoria, a uma notícia divulgada na também página de facebook no semanário regional Região de Leiria e essas palavras foram publicadas na sua edição em papel? Curioso de facto, pois este comentário não fora feito com esse objectivo, pelo menos não o de sair na edição física do jornal. O objectivo era apenas, através deste blogue, que, a mal ou a bem, até tenta procurar o saber e compilar trechos daquilo a que se pode chamar cultura geral, apoiar e felicitar uma iniciativa local de recriação histórica do Município de Leiria - ou não se inserissem muitos dos textos do blogue nos saberes, ainda que amadores, da História.

Este comentário muito provavelmente passou ao lado dos leitores do jornal, até porque não é evidente, pelo menos para quem não faz ideia de que A Busca pela Sabedoria é um blogue. Mesmo assim, o mínimo que posso fazer é agradecer ao Região de Leria pela publicação, que acaba por ser uma forma de divulgação do blogue - para mim, apesar de ser um sorvedouro de tempo, escrever nele é uma enorme fonte de prazer.

Ao fim ao cabo, não terei, mesmo que involuntariamente, me servido de algo que se poderia considerar um  pseudónimo ou "blogónimo"? Com esta questão não terei também acabado de criar também um neologismo?

Fontes:
[1] - http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/pseud%C3%B3nimo
[2] - http://www.infopedia.pt/$heteronimo

1 comentário:

  1. Olá, Micael!
    Parece ter sido uma interessante inovação! Não precisa Portugal de inovar?
    E também precisaria de uma Nova Força Política capaz de assumir as aspirações de um povo que não se revê minimamente nos políticos que o desgovernam e o levam para o abismo!
    Veja meu último texto no blog "Ideias-Novas" e participe!
    Francisco

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: