sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

25 de Dezembro - um dia muito apetecivel!

O dia 25 de Dezembro desde há séculos que se assumiu como um dia de festejos. Muitos foram os pretextos e razões que tornaram deste um dos dias mais importantes dos calendários ocidentais ao longo da historia, mesmo que os motivos dos festejos  nem sempre fossem os mesmos - variando conforme as necessidades e vontades políticas, religiosas, ou até mesmo comerciais.
(desconhecido) - Dali
Inicialmente, o dia 25 de Dezembro era dedicado a uma festa pagã (cultos campestres), entre muitas outras que aconteciam ao longo de todo o ano pela Europa, Mediterrâneo ou Médio Oriente. No entanto, em 274 d.C., foi institucionalizado pelos Romanos que o dia 25 de Dezembro seria dedicado ao culto do Sol (Invictus Dominus Imperii Romani) e as celebrações financiadas por conquistas militares. Esse novo culto serviu para concretizar a devoção institucional - implementada com fins vários - que obrigava todos os cidadãos do Império a prestar culto ao seu Imperador. Mas, acima de tudo,  essa nova prática devia-se ao culto de várias divindades politeístas relacionadas com o Sol (praticamente todas as civilização tinham uma divindade associada ao Sol), tais como: Apolo para os Gregos, Serápio para os Egípcios, Baal para os Semitas e Mitra para os Persas. Esta foi uma forma engenhosa de agregar festividades e cultos diferentes - mas no fundo semelhantes - condensando-os num só dia e de os associar à figura Imperador Romano, que seria a entidade representante dessas divindades na Terra. Isto teria uma função mais política que Religiosa, pois nesta época o Império começava a entrar em declínio e fragmentação, o que despoletou a necessidade de fomentar a união interna - cultural, política e religiosa -, e fortalecer a imagem de um Imperador incontestável.
Posteriormente, quando o cristianismo se assumiu como religião oficial do Império, este dia - que detinha uma grande popularidade na altura - foi convertido no dia do nascimento do novo Deus (quer se considere como divindade ou mortal). A transição que ocorreu, muito provavelmente até foi suave, isto se considerarmos que o anterior culto do sol - possível origem da aureola divina - já assumia tendências proto-monoteístas.
Posteriormente, na época pós-industrial, com o capitalismo bem instalado e o consumismo a assumir-se como um movimento sociocultural próprio, criaram-se personagens como o Pai Natal e instituiu-se a troca de presentes como um hábito social. Hoje em dia são, em parte, os padrões de consumo que ditam o modo como vivemos o Natal. No entanto, há quem se ponha à margem destas influências mais materialistas e consiga fazer desta data um dia dedicado à família e amigos, tal como a acções de voluntariado e solidariedade.

Pode-se então dizer que, ao longo da História Ocidental, este dia foi, tendencialmente, utilizado pelo Poder instituído, segundo seus valores, para os seus próprios desígnios e vontades. Contudo, a sociedade mudou, os poderes instituídos também, mas o dia 25 de Dezembro manteve-se sempre como um dos dias mais importantes do nosso calendário, - sobrevivendo ao próprio calendário ocidental que já foi alterado (Calendário Juliano e Gregoriano). 
Resta saber a que será dedicado no futuro o dia 25 de Dezembro
Espero que cada vez mais ao social e menos à economia.

Fontes:

  • Mitologia, da editora Lisma; História da Humanidade, do Circulo de Leitores; 
  • entre outras obras de História Universal diversas.
    Documentários vídeo: “Império Romano”, produção do Canal de História do ano de 2009

2 comentários:

  1. Sabes que a festa do Sol Invictus dos Romanos vinha diretamente da festa Persa do solstìcio do inverno (celebrada durante a noite mais larga do ano: 21/22 de dezembro) na qual festejava-se a vitòria da luz (protegida por Mitra) contra a escuridão? Ainda hoje no Irã festeja-se nesse dia uma festa chamada Shabe Yalda (noite de Yalda) ou simplesmente Yalda, que em Siriaco significa "nascimento" (do sol)!

    chiara

    ResponderEliminar
  2. Sabes que a festa do Sol Invictus dos Romanos vinha diretamente da festa Persa do solstìcio do inverno (celebrada durante a noite mais larga do ano: 21/22 de dezembro) na qual festejava-se a vitòria da luz (protegida por Mitra) contra a escuridão? Ainda hoje no Irã festeja-se nesse dia uma festa chamada Shabe Yalda (noite de Yalda) ou simplesmente Yalda, que em Siriaco significa "nascimento" (do sol)!

    chiara

    Janeiro 18, 2010

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: