segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Meandro – um dos primeiros ícones e, quiçá, "marcas"

Provavelmente, muitos de nós usam a expressões do género “andei pelos meandros…” para descrever uma viagem ou demanda onde andamos próximos de algo, fazendo desvios, trajectos sinuosos, difíceis ou complicados. Mas qual a origem do termo? O que é um meandro?
Bem, para começar, do ponto de vista hidrográfico um meandro é uma sinuosidade acentuada do desenvolvimento de um rio, por vezes tão acentuada que chega a inverter o sentido do curso de água. Este fenómeno está associado à geologia do terreno por onde corre a massa de água e dos processos de erosão que foram ocorrendo e que definiram o próprio leito do rio. No fundo, um meandro para a hidrologia (entre outras ciências) é, de um modo simplista, um rio, ou parte dele, que serpenteia – isto em observação aérea.
Para o oceano - Mark Dixon
Mas este nome não foi inventado propositadamente para caracterizar esta curiosidade hidrográfica, Meandro era mesmo o nome de um rio na antiguidade clássica. Meandro, ou Maiandros (Μαίανδρος), era o  famoso rio que, ostentando uma forma muito sinuosa, passava nas imediações da também famosa cidade de Mileto na Ásia Menor – actual Turquia. A forma do Rio Meandro era muito caricata, pois curvava quase sobre si mesmo. -enquanto se encaminhava para o Mar Mediterrâneo. Esta originalidade natural foi, possivelmente , a inspiração para  a criação de um ícone estilístico chamado também de meandro. Este ícone foi muito utilizado pela cultura helénica (grega), era uma forma estilizada que fazia lembrar a do  próprio Rio Meandro. 
Meandro
No entanto, não se exclui a possibilidade de ter sido essa já conhecida forma geométrica - o meandro - que baptizou posteriormente o rio que corria perto de Mileto. Dúvidas e incertezas à parte, o meandro é hoje um símbolo que facilmente relacionamos com a Grécia Antiga. Trata-se quase de uma “marca”, de um ícone de sucesso com milhares de anos, que persiste na nossa cultura, sem perder a sua actualidade e valor estético.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: