quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Português, uma obra de arte cubista

Ao desfolhar uma das minhas últimas aquisições livrescas, neste caso uma recente e muito bem ilustrada enciclopédia sobre arte (Arte – Grande enciclopédia, da editora civilização), deparei-me com uma pintura curiosa que me despertou a atenção. O que mais me surpreendeu foi o seu título. Essa pintura tem o nome de “Le Portugais (Emigrant)”, da autoria de George Braque, contemporâneo e companheiro de artes de Picasso. Braque pintou esta obra em 1911 recorrendo ao estilo cubista (movimento artístico e estético vanguardista na época, que ele próprio contribuiu para implementar e desenvolver) que retrata um Emigrante Português em Paris, notando-se na pintura os traços de uma guitarra.

O Português (emigrante) - Braque
Podemos concluir que no inicio do século XX já os Portugueses, ao seu jeito, faziam parte da cosmopolita Paris, por essa altura ainda a cidade mais importante mundial no que toca às artes e cultura.

Esta obra, de um grande pintor como Braque, é Sinal de que os nossos compatriotas eram reconhecidos e estavam entre os artistas vanguardistas da época.

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails


A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa