Nike - Paionios |
Ignoramos a origem e significado de muitas das actuais marcas. Uma delas, por ser uma das mais conhecidas marcas de desporto e roupa, merece umas quantas palavras pois tem uma origem que remonta a lendas, mitos, religiões de há vários milénios e até de eventos históricos da antiguidade.
Nike era a Deusa Grega da Vitória, uma deusa representada como uma jovem alada. Os atenienses tinham especial devoção por esta deusa e ergueram templos em sua honra para assinalar as vitórias militares que foram tendo. Muitas vezes esses cultos eram conjugados com outros dedicados à própria Atena – deusa protectora da cidade de Atenas, deusa da sabedoria e da guerra justa.
Nike era a Deusa Grega da Vitória, uma deusa representada como uma jovem alada. Os atenienses tinham especial devoção por esta deusa e ergueram templos em sua honra para assinalar as vitórias militares que foram tendo. Muitas vezes esses cultos eram conjugados com outros dedicados à própria Atena – deusa protectora da cidade de Atenas, deusa da sabedoria e da guerra justa.
Consta que os Atenienses, quando ganharam a Batalha de Maratona (490 a.C.), enviaram o seu melhor corredor, de seu nome Filípides, para levar a notícia da vitória até à cidade de Atenas. A velocidade era urgente pois os Persas tinham prometido que quando chegassem a Atenas destruiriam a cidade, violariam as mulheres e torturariam até à morte todos os que encontrassem. Por isso, tinha ficado decidido que se os soldados atenienses perdessem a batalha as mulheres matariam os seus próprios filhos e se suicidariam de seguida, evitando colocar os seus destinos nas mãos dos Persas. O mensageiro percorreu os cerca de 42 quilómetros que separavam Maratona de Atenas – razão para a distância da actual prova olímpica da maratona (prova que não constava nos jogos olímpicos da antiguidade) – tendo parado somente quando chegou à acrópole (local mais alto e importante de uma cidade grega) de Atenas de onde gritou Nike!!! (Vitória), anunciando assim aos atenienses que tinham ganho a batalha contra os Persa. Conta a lenda que o corredor morreu de exaustão (ou de desidratação) assim que acabou de fazer o seu bem-aventurado anuncio. Esta História/Lenda é um exemplo de quando a história toca sem fronteira verdadeiramente definida o mito. Dificilmente sabemos a verdade dos acontecimentos, até porque Herodoto diz que Filípides foi primeiro a outras cidades-estado gregas pedir ajuda, pois não era certo que a vitória fosse completa devido aos enormes recursos do Império Persa, tendo para isso percorrido em 2 dias mais de 200 quilómetros.
Friso de Nike em Éfeso |
No século passado a marca Norte-americana Nike foi criada por inspiração e alusão directa à Deusa grega da Vitória, obtendo dela o seu nome e o seu símbolo que é alusivo às asas dessa mesma divindade mas também ao modo como é representado o vestido da Deusa ao vento um friso que ainda hoje se encontra na cidade de Éfeso na Turquia. Para além dessas explicações, também era comum na antiguidade utilizar como saudação ou gesto de vitória um sinal que se fazia com a mão aberta unindo todos dedos à excepção do polegar, formando uma espécie de V assimétrico, algo muito parecido com o actual símbolo da conhecida marca de desporto.
Apesar de muitas das nossas actuais invenções e criações poderem parecer muitíssimo originais, a grande maioria delas vive de ideias do passado.
Simplesmente, extraordinário. Como adepto frívolo de desporto que sou, adorei este troço de conhecimento que me trouxe. Os meus parabéns e obrigado!
ResponderEliminarRecomendo a visita a Éfeso. Para além da imagem que vemos no post, tem a 2ª maior biblioteca do Império Romano (a seguir a Alexandria) e outras preciosidades que vale muito a pena conhecer!
ResponderEliminarJá estive em Éfeso.
EliminarSim, sem dúvida. Éfeso, com a sua biblioteca, anfiteatro e outros edifícios em excelentes condições dá uma ideia bem tangível de como era uma cidade Romana. Só é pena é que nada reste do Templo de Artemisa - uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
ResponderEliminarSinto-me obrigado a comentar este post que aqui apresentas.
ResponderEliminarExtraordinário mesmo! Que curioso. Uma das maiores marcas de desporto do mundo, tem origem no nome de uma deusa grega, a deusa da vitória! É mais uma coisa que vai pro "dicionário da cabeça"
Muito bem Micael! Para variar fiquei deliciado mais uma vez...
Abraço
Embora já tivesse conhecimento disso achei muito interessante o seu post. Adoro estas coisas. Tambem já estive em efeso, realmente merece uma visita. Parabens.
ResponderEliminarcamaradas obrigado pela vossa informação preciosa para o meu trabalho cientifico!
ResponderEliminarUm bem haja para todos!
Adeus e ate ao meu regresso hahahahahaha
É sempre um prazer e grande satisfação ajudar. Mas cuidado com as fontes, aqui o blogue não pode nem deve ser considerado uma verdadeira fonte para um trabalho académico. Mas obrigado pela consideração. ;)
ResponderEliminarObrigada pela resposta e parabéns pela pesquisa! Nem o tradutor do Google tem o significado! Se quiser mais uma ilustração, sugiro a estátua do Louvre "The Nike of Samonthrace", q é maravilhosa.
ResponderEliminarSim, posso adicionar a foto da "vitória" que está no louvre, tenho uma fotografia também da minha autoria, tal como as que aqui foram inseridas. De notar que foi o friso de Éfeso que inspiraram a criação da famosa marca desportiva.
ResponderEliminarRecomendo a todos este curso:"Filosofia a Maneira Classica" onde se estuda toda a filofia Grega, Romana, Indu, Budista etc...Assim como Platão, Sócrates, Madame Blavatsky entre outros mestres Clássicos e míticos. e trazendo tudo para nossa realidade atual.Fantastico!!!Grato pela iniciativa de falar sobre a Nike...
ResponderEliminarabs a todos, segue o link
www.acropole.org.br/
Já agora e só a talhe de foice, pronuncia-se Nike e não à americana Naike porque, de facto, o nome não é inglês mas sim grego.
ResponderEliminareu tenho um trabalho de história para fazer e esse "texto" me ajudou muuuuuiiittooooooo, obrigada ^^
ResponderEliminar