quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Marketing Político e Marketing Eleitoral, qual a diferença?

Marilyn Monroe - Andy Warhol
Voltando novamente ao livro “Marketing e Comunicação Política”, e já que vivemos um novo período eleitoral tão rico em actividade política e de campanha irei falar de dois conceitos muito utilizados como sinónimos mas que têm significados diferentes. Utiliza-se correntemente o termo Marketing Eleitoral e Marketing Político para caracterizar toda a actividade de promoção e divulgação política. Estes significados similares não são sustentados por alguns especialistas de marketing e ciência política, algo que se demonstra após a leitura do livro anteriormente referido.

Segundo os autores desta obra, Marketing Político é uma actividade conduzida durante a duração de uma determinada actividade política, a qual será mantida pelos entes e estruturas políticas que a fomentam, mesmo fora dos períodos eleitorais. O principal objectivo é transmitir as ideias, ideologias, actividades políticas e trabalho desenvolvido pelos agentes políticos. Por outro lado, o Marketing Eleitoral apenas se justifica durante os períodos eleitorais, onde se aplicam técnicas específicas para divulgar as mensagens mais apropriadas ao acto eleitoral em causa, de acordo com as estratégias e tácticas escolhidas para vencer esse mesmo sufrágio, tendo em conta os pontos fortes e fracos dos candidatos.

Em jeito de resumo, os dois conceitos são complementares e não vivem um sem o outro mas não devem ser confundidos.

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A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa