quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Marketing Político e Marketing Eleitoral, qual a diferença?

Marilyn Monroe - Andy Warhol
Voltando novamente ao livro “Marketing e Comunicação Política”, e já que vivemos um novo período eleitoral tão rico em actividade política e de campanha irei falar de dois conceitos muito utilizados como sinónimos mas que têm significados diferentes. Utiliza-se correntemente o termo Marketing Eleitoral e Marketing Político para caracterizar toda a actividade de promoção e divulgação política. Estes significados similares não são sustentados por alguns especialistas de marketing e ciência política, algo que se demonstra após a leitura do livro anteriormente referido.

Segundo os autores desta obra, Marketing Político é uma actividade conduzida durante a duração de uma determinada actividade política, a qual será mantida pelos entes e estruturas políticas que a fomentam, mesmo fora dos períodos eleitorais. O principal objectivo é transmitir as ideias, ideologias, actividades políticas e trabalho desenvolvido pelos agentes políticos. Por outro lado, o Marketing Eleitoral apenas se justifica durante os períodos eleitorais, onde se aplicam técnicas específicas para divulgar as mensagens mais apropriadas ao acto eleitoral em causa, de acordo com as estratégias e tácticas escolhidas para vencer esse mesmo sufrágio, tendo em conta os pontos fortes e fracos dos candidatos.

Em jeito de resumo, os dois conceitos são complementares e não vivem um sem o outro mas não devem ser confundidos.

3 comentários:

  1. Olá Micael,
    Afirmo que gostei de ver aqui este assunto muito bem exposto, de forma sucinta e perceptível a qualquer mente menos habituada a este tipo de assunto.
    Se me permites ouso acrescentar o seguinte:
    Sendo eu entendido em economia, tenho de admitir que o processo eleitoral, tem muitos pontos em comum com o mercado de bens de consumo e de serviços, tendo ambos a existência do mercado e do produto. Assim, o produto é o político com suas ideias e propostas e o mercado é o eleitor.
    Existe também o Marketing Pessoal que é aplicado durante a campanha eleitoral. Neste campo o candidato necessita demonstrar com convicção as ideias que defende e a imagem que quer vender aos eleitores.
    Num meio mais pequeno (como a localidade onde te conheci), faz mais sentido o candidato aplicar o Marketing Pessoal, caso o mesmo seja conhecido pela maioria dos habitantes.
    A analogia que representa muito bem a ideia de que é o candidato que se molda ao que o rodeia, é a história do surfista que parece dominar a onda, quando na verdade ele adapta-se às variações impostas por ela.
    Abraço,
    Carlos Costa.

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  2. Quero mostrar o conteudo para meus amigos

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  3. Força, divulgue. Os conteúdos do blogue servem para isso mesmo.

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