terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Andar a olhar mal o mau-olhado

Quem não ouviu já, especialmente nos meios mais rurais, falar do “mau-olhado”? Muitas pessoas ainda se predispõem a acreditar no mau-olhado, nos males de inveja ou do efeito nefasto da intromissão de estranhos na sua vida – sendo que esta última parte é ainda hoje perfeitamente defensável.
Recorrendo mais uma vez à excelente obra: Mitologia, mitos e lendas de todo o mundo; faço aqui uma breve referência à origem desta crença. 
Rapariga com brinco de pérola - Vermeer
“Tanto os gregos como os romanos (e muitos outros povos do Médio Oriente) acreditavam no mau-olhado, um poder mágico que era suposto algumas pessoas terem, normalmente sem saberem. Quem detinha este poder, ao olhar com demasiada atenção, sem intenção, ficava demasiado ligado ao que via e isso trazia má sorte.”
 
"O mau Olhado" é pura mitologia que, apesar das religiões pagãs greco-latinas terem sido domíninadas pelos lcultos e mitologiaogia própria do cristianismo, se tem mantido na Europa há séculos. Ainda hoje persiste na memória do colectivo de muitos Portugueses.

Em jeito de brincadeira - pois aliar o bom humor ao saber e à cultura torna-as mais atractivas e acessíveis - deixo aqui um pequeno pensamento: No fundo, o que um bom aluno necessita é de uma espécie de mau-olhado, o mau-olhado escolar, para se concentrar e ficar ligado na matéria de estudo. No entanto, e em clara oposição ao antiquíssimo “mau-olhado” original e mitológico, quanto mais ligado ficar o aluno à matéria estudada menos má-sorte terá na altura em que os seus conhecimentos forem postos à prova. Apesar de poder ser uma constatação trivial, mesmo de uma crença infundada como a do mau-olhado, podemos sempre retirar alguma moralidade e ensinamento dela - neste caso talvez fosse mais correcto seria dizer alguma ética -, nem que seja de um modo completamente desvirtuado como na associação que acabei por fazer. 

1 comentário:

  1. Oi Micael, só mesmo tu para te lembrare em abrir um tópico sobre o "mau-olhado)=)
    Sabes que aqui na minha zona as pessoas levam muito a sério essas trivialidades! Eu como não acredito nisso, sou vista de "lado"!
    Enfim, gostei do tópico!
    Susana Rodrigues
    (Madeira)

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: