sábado, 12 de março de 2011

Crítica ao filme "o discurso do rei

Que dizer sobre “O Discurso do Rei”? Tratando-se do aclamado vencedor dos Óscares 2011 uma quantas letras, aparentemente ordenadas, acerca do filme não serão de todo desajustadas.
Este filme tem os ingredientes adequados para ganhar pelo menos um Óscar, isso parece-me óbvio, mas são também alguns dessas mesmas características que podem fazer cair este filme na banalidade. Mas comecemos por aquilo que provavelmente lhe deu o Óscar: trata-se de mais um filme supostamente baseado em factos reais – algo que fica sempre bem e que aparentemente dá outra pertinência à fita que se gasta; trata-se de um filme de época – mais um apelo aos que apreciam um viagem histórica, mesmo que não apreciem um estudo metódico dessa área; tem excelentes desempenhos por parte dos actores, especialmente do protagonista – sendo essa performance potenciada pela existência de um “Handicap” característico da personagem, neste caso o gaguejar; o enredo desenrola-se segundo as expectativas dos espectadores – a história retrata o herói que passa de um estado de negação e falta de auto-confiança para chegar e salvar o dia, isto ajudado por um relacionamento, inicialmente condenado ao insucesso, com outro herói secundário, mas que acaba por dar em amizade e admiração. Ou seja, nada de novo a nível cinematográfico...

Este meu discurso pode parecer muito crítico e até azedo, mas até apreciei bastante o filme e verdadeiramente penso que merece ser visto. No entanto, parece-me que o filme peca por alguma falta de originalidade no modo como está organizada a acção. No fundo, tirando as magníficas representações e o recriar dos ambientes de época, tem um certo sabor a banalidade… 
De qualquer dos modos, vale a pena ver o vencedor dos Óscares de 2011!

4 comentários:

  1. O filme é bom, e dá-nos uma lição de humildade, mereceu os óscares ganhos. Tom Hooker, como realizador, é excelente, e sabemos ou já devem ter visto os trabalhos dele na televisão! Essa lição de humildade que o filme nos mostra, é para nos dizer que até um Rei deve pedir desculpas, quando é necessário. A mensagem está na forma como todos nós devemos ouvir mais as pessoas, independentemente de quem ela seja.
    Isto acontece na vida diária, pessoas que se apresentam com gaguez são discriminadas na sociedade, e acabam por ficar no silêncio. Um dos maiores problemas da sociedade contemporânea, é o desprezo pela afectividade.
    Tem uma história rica, mas simples. É um filme inspirador, sobre comunicação e coragem. Mas, é precisamente a sua estrutura equilibrada que faz do filme grande e apaixonante.

    Lumena Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler o post do Micael e à medida que ia desenrrolando a história pensava "tenho que fazer aqui alguns ajustes" mas não foi preciso...A Lucema escreveu o que eu queria dizer, acrescento no entanto o excelente trabalho de pesquisa do escritor e sim este é um filme que pode ser visto sobre varios aspectos, alguns amigos meus da Educação especial inclusive um professor de invisuais viram o filme de uma outra prespectiva, nada tem de banal...

    Fátima Amado

    ResponderEliminar
  3. Eu diria que, acima de tudo, de banal tem o desenrolar e crescendo da acção, tal como um final mais que espectável. Daí se enquadrar exactamente dos moldes de "Hollywood". Quanto aos cenários e interpretações reforço que os acho excelentes.

    ResponderEliminar
  4. EU...sinceramente,não gostei do filme é intediante, dá vontade de dormir!!!!

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: