sexta-feira, 4 de junho de 2010

Significado e origem da palavra F.U.C.K.

Há alguns dias, a propósito da explicação do significado para a palavra XPTO aqui no blogue, interpelaram-me com a seguinte questão: Sabes o que significa a palavra FUCK? Ao que eu respondi – não faço ideia, provavelmente significa tudo menos o que me vem de imediato à memória. Segundo esse meu conhecido FUCK era uma sigla utilizada na idade média e que significava: Fornication under the consentiment of the king (Fornicação com o consentimento do Rei). Achei estranho mas aceitei aquilo como uma explicação possível pois nunca me tinha debruçado sobre esse significado. Posteriormente fui investigar o assunto e descobri mais uns quantos significados caricatos para a palavra FUCK enquanto sigla, entre eles [1]:
•    "File Under Carnal Knowledge"
•    "Fornication Under the Christian King"
•    "Fornication Under the Command of the King"
•    "Fornication Under Carnal/Cardinal Knowledge"
•    "False Use of Carnal Knowledge"
•    "Felonious Use of Carnal Knowledge"
•    "Felonious Unlawful Carnal Knowledge"
•    "Full-On Unlawful Carnal Knowledge"
•    "For Unlawful Carnal Knowledge"
•    "Found Under Carnal Knowledge"
•    "Found Unlawful Carnal Knowledge"
•    "Forced Unlawful Carnal Knowledge

Mas parece que, de um ponto de vista etimológico, nenhuma destas siglas está na origem da palavra, constituindo todas elas mitos urbanos recentes [1][2]. Por mais caricatas, lógicas ou plenas de moral que estas explicações passam parecer, tal não justifica a sua veracidade.
Pequenos prazeres - Kandinsky
 Segundo as fontes consultadas [1][2] esta palavra é muito antiga, mais antiga que a própria língua Inglesa. A origem mais provável para a palavra está relacionada com os termos Germânicos e Escandinavos, sendo a relação linguística com as línguas mediterrânicas menos provável mas possível, pois foneticamente existem palavras semelhantes. Das línguas Indo-Europeias, que originaram o Germânico, vem o “fuk” que pode significar golpear ou atacar [1]. Também do Indo-Europeu vem o termo "peuk"que significa picar [2]. Sendo estas duas palavras as origens mais prováveis para a palavra aqui estudada. No entanto, quase todas as palavras associadas a fornicação, um pouco por todo Centro e Norte da Europa, apresentam grandes semelhanças entre si e com a palavra FUCK. Talvez seja essa a razão para a origem Indo-Europeia do termo. No entanto não há certezas absolutas da sua origem precisa, mas podemos, à partida, excluir o significado da palavra enquanto sigla, pois não há qualquer sustentação para tal.

Podemos concluir que a formação de mitos não é própria apenas do passado e de tempos onde grassava a ignorância e o reino do fantástico, mesmo actualmente muitos mitos se vão criando. A Internet vai criando e disseminando muitos desses mitos. Hoje, se queremos tentar chegar ao facto - um saber o mais próximos possíveis da verdade - temos de nos munir do entendimento e ferramentas de investigação que dissipem estes entraves mitológicos, quer sejam contemporâneos ou não.

Fontes bibliográficas:
[1] - http://en.wikipedia.org/wiki/Fuck
[2] - http://www.snopes.com/language/acronyms/fuck.asp

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails


A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa