quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A censura já lá vai?

Os fuzilamentos de Maio - Goya
Sendo que falei do polémico sketch da "Útima Ceia" interpretado por Herman José e com texto das Produções Fictícias (Nuno Markl, Eduardo Madeira, entre outros), faz todo o sentido relembrar está preciosidade do Humor Português. Tanto mais que, devido à antiguidade dos vídeos, muitas pessoas já não se lembram desta criação nacional. 

A ÚltimaCeia parte 1 - Herman José
A ÚltimaCeia parte 2 - Herman José

 Felizmente os anos 90, aonde mais que hoje perdurava um cinzentismo herdado do Estado Novo, já lá vão e agora o Humor está mais liberalizado e as peças humorísticas com potencial polémico podem ser exibidas sem as contestações do antigamente.
Nisto Portugal evoluiu muito, só para demonstrar isto, fica aqui também o vídeo das reacções e polémicas que surgiram após a emissão do dito sketch.
 
Reacções ao Sketch: "A ÚltimaCeia - Herman José"

Felizmente até já os políticos de topo participam em programas de humor (Gato Fedorento: esmiúça os sufrágios), o que revela que a nossa Democracia caminha para a maioridade.

Esperemos que a censura seja cada vez mais uma ferramenta arcaica do passado e  que possamos assistir ao desenvolvimento democrático dos Portugueses, expresso na capacidade der rirmos de nós próprios e de coisas sérias. O que a meu ver contribui para a saúde mental dos Portugueses, Povo esse que tem sido tão alvejado, desde há muitos anos - ou mesmo séculos -, pelo chavão da "Crise".

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails


A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa