quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O filme: Aquele querido mês de Agosto


Ficou recentemente disponível em DVD o filme: 'Aquele querido mês de Agosto'. Este filme Português é sem dúvida único, cheio de originalidade e onde se fundem vários géneros cinematográficos, incluindo o género documental
Esta película justifica plenamente aquele slogan: "O que é Nacional é Bom". Pois, até a banda sonora à base de "Música Pimba" - género musical que não aprecio especialmente - cai bem, ajuda à acção e a descrição dos lugares e personagens. Não fossem as personagens principais um agrupamento musical de festas de aldeia. Os actores aqui são amadores, na sua maioria gentes dos lugares onde a equipa de produção decidiu filmar. As paisagens nacionais e o ambiente social e humano, muito natural, ilustram bem o modo de vida das aldeias de Portugal, dos seus habitantes e costumes, especialmente o fenómeno da emigração (algo ainda muito marcado no modo de vida de muitos Portugueses por esse mundo fora que se deslocam a Portugal no Verão). É aqui que o lado documental do filme se revela mais vincadamente.
Aconselho este filme agora que se aproxima o fim do verão e das férias.   Ver este e mais filmes como este é apostar na Arte produzida por Portugueses. É valorizar o trabalho daqueles que fazem e divulgam a cultura nacional por carolice.
O único senão deste filme é a duração, pois ronda as 3 horas.  
Vejam que vale a pena, vão ficar surpreendidos. E a avaliar pelas pessoas que estavam à data a assistir no cinema - apenas 4 pessoas -, este filme passou ao lado dos Portugueses.

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails


A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa