segunda-feira, 12 de junho de 2017

Desaparecimento dos pavimentos em pedra após Maio de 68 em Paris


Pode ser uma tremenda coincidência mas os pavimentos de Paris começaram a mudar depois de 1968. Nesse ano deu-se uma revolução que acabou por não o ser, conhecida como o movimento de Maio de 1968.
 
Manifestação em 6 de Maio de 1968 no Bairro Latino
Fonte: http://www.mheu.org/en/timeline/manifestation-1968.htm
 
Esta revolução colocou França em sobressalto, paralisou o governo e provocou eleições antecipadas. Ao movimento estudantil juntaram-se parte consideráveis da sociedade francesa, numa altura que governava o general Charles de Gaulle, um antigo herói da primeira e segunda Guerra Mundial. O movimente era inspirado por ideias esquerdistas e anarquistas, mas mais tarde ficou evidente que era uma manifestação do individualismo libertário, tendo sido usada como expressão do que se definiria como pós-modernismo de reacção aos movimentos massificadores que diluíam as liberdades individuais – daí o slogan “É proibido proibir”. O movimento, apesar dessas tendências esquerdistas, era profundamente libertário perante os valores da “velha sociedade”, seguindo as tendências dos movimentos sociais dos países desenvolvidos de então, que contribuíam para ampliar as liberdades individuais e coletivas.

Durante as manifestações, greves e acções do Maio de 1968 deram-se imensos confrontos com a polícia, verdadeiras lutas de rua onde tudo era utilizado como arma. Nessa altura, especialmente em Paris, os pavimentos eram feitos em calçada de pedra, sendo as pedras utilizadas como arma de arremesso contra a polícia.
 

Les Tabliers de la Rue Rivoli -  Robert Doisneau (1978)

Desde então as ruas de Paris foram sendo pavimentadas com betuminoso e hoje é raro encontrar zonas onde persistam os pavimentos em pedra. Poderá ter sido coincidência, e tal substituição ter ocorrido apenas pela melhor adequação ao tráfego automóvel, mas o certo é que esta mudança contribuiu para alterar a imagem das ruas e avenidas de Paris. Diria que se perdeu um valioso património urbano e paisagístico.
Rue de Rivoli na atualidade
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Rue_de_Rivoli
 
Referências:
Maio de 68. Infopédia [em linha], disponível em:
https://www.infopedia.pt/$maio-de-68
Maio de 1968. Wikipédia [em linha], disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maio_de_1968

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: