segunda-feira, 11 de outubro de 2010

“Humores” desregulados – uma causa de doença

Agora que me encontro a recuperar de uma gastroenterite, e que todas as minhas entranhas parecem descontroladas e num frenesim de movimentos e actividade, vem-me de imediato à memória e lembrança uma das teorias de um dos médicos mais importantes da história. Recordo Galeno, médico de origem grega, que praticou e desenvolveu a sua arte e teorias de cura na época imperial romana - considerado por alguns historiadores como sendo romano por ter vivido segundo os costumes de Roma numa época em que a cidade eterna era o expoente máximo cultural do mediterrâneo – e que desenvolveu a sua famosa teoria dos “4 humores”. Para Galeno – muito influenciado pelas teorias e preceitos de Hipócrates – o corpo humano era influenciado por 4 fluidos: bílis amarela, bílis negra, sangue e fleuma. Segundo essa teoria, era a desarmonia dos 4 fluidos que provocava a doença, razão pela qual  muitos dos tratamentos então prescritos eram orientados para reequilibrar esses humores [fluidos]. 
Nº8 - Jackson Pollock
A influência deste médico do século I d.C. continuou por toda a idade média até ao século XVII, época em que se começou a fazer uma nova “ciência” – baseada no empirismo e experimentalismo, o que levou a refutar muitos ensinamentos do passado. Uma das mais conhecidas e aplicadas técnicas de cura (durante todos esses séculos), através da tentativa de harmonizar os fluidos e assim fazer desaparecer a doença, eram as sangrias. O mais curioso – para não dizer repulsivo - era o modo como essas sangrias se realizavam: aplicavam-se sanguessugas em partes predefinidas do corpo do doente e em quantidades específicas, de acordo com o tipo de maleita, de modo a extrair os fluidos em excesso e retomar o são equilíbrio perdido dos fluidos corporais. Consta que estes vermes parasitários tenham sido usados para fins terapêuticos pelo menos até ao século XVIII no Ocidente.

Bem, toda esta incursão histórica só porque me lembrei do seguinte: se tivesse tido este problema [gastroenterite] na época medieval e me tivesse dirigido a um físico [médico da época], em vez de ter ido a um moderno hospital, muito provavelmente ter-me-iam prescrito sanguessugas em vez de uns quantos fármacos na forma de comprimidos.

A verdade é que nesta condição [sofrendo de gastroenterite] consigo compreender perfeitamente a teoria dos “humores” de Galeno ou não sentisse um completo desequilibro de fluidos nas minhas entranhas.

2 comentários:

  1. Gostei muito do teu espaço, Micael.

    Os temas são muito interessantes e tratados com leveza, inteligência e humor - ou, neste caso aqui, humores!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado. Neste caso o modo de abordar esta maleita através do humor foi mesmo a melhor opção. Aliás, acho que nem tinha outra.
    Obrigado cara Anga Mazie

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: