segunda-feira, 9 de agosto de 2010

'Quando Nietzsche Chorou', mais que um romance

Depois de passado um ano ou mais sem ler um romance ou qualquer outra obra do género ficcional, aproveitei o sol, o mar e o ambiente veraneante mais dado aos pensamentos emocionais para ler algo não documental. Aproveitando também o facto de me ter sido oferecida uma obra sui generis intitulada de ‘Quando     Nietzsche chorou’ – literatura ficcional fruto da escrita de um professor universitário da Universidade de Stanford da área da psiquiatria médica com especial gosto por filosofia – pareceu-me mais que adequado optar por essa obra para as “férias literárias”. Nesse livro, escrito pelo professor Irvin D. Yalom, são reunidas na Viena do final do século XIX, através de um enredo ao jeito do género literário do romance, várias personagens históricas (Breuer, Nietzsche, Freud, etc.). São estas personagens e os seus diálogos, enriquecidos e que ganham profundidade emocional e intelectual devido aos conhecimentos técnicos e académicos do autor, que fazem com que esta obra de ficção se demarque e quase se aproxime do ensaio psicológico/filosófico.
 As duas personagens principais – Breuer e Nietzsche – vão criando, e aprofundado entre si, uma relação de cumplicidade e partilha intelectual: grande parte da obra é dedicada aos diálogos entre Breuer e Nietzsche e à descrição das meditações e pensamentos individuais de ambos, sem esquecer também os importantes contributos de outras personagens secundárias como é o caso de Sigund Freud. Yalom consegue juntar numa ficção Breuer e Nietzsche (que na verdade nunca se conheceram), conciliando assim as duas áreas do saber que os distinguiram através de uma simbiose capaz de cativar um público generalista e não especialistas em psicologia e filosofia. Esta natural relação entre estas duas áreas do saber é facilitada pela abordagem comum à condição humana e a leitura torna-se fácil pela introdução de dilemas pessoais e sociais que nos podem ser tão próximos.
Destaco também neste original livro as notas finais do autor por permitirem esclarecer o que é ficção e o que não é. São identificadas as referências e os dados históricos reais e os que foram criados especificamente para dar forma e coerência ao romance. Esta feliz e pertinente opção do autor vem de encontro ao que tenho vindo a defender: a necessidade de, numa obra de ficção, informar os leitores ou espectadores do que é documental e do que foi premeditadamente criado ou readaptado como fruto do processo criativo em causa. 

4 comentários:

  1. Esta obra de ficção do psiquiatra Yrvin D Yalom, é muito interessante porque mistura personagens reais com factos verdadeiros e podemos observar a envolvência da psicanálise e da filosofia.
    O romance nos mostra que Nietzsche encontra a sua libertação quando chora, e ao mesmo tempo ele se permite compartilhar a solidão com outro ser humano, com Breuer. Da mesma forma que Breuer encontra na filosofia de Nietzsche as respostas para os seus problemas.

    Lumena

    ResponderEliminar
  2. A libertação de Nietzsche acontece quando confia. Mas será que Nietzsche realmente era a pessoa que é descrita no livro? Bem, não o saberemos, mas pelo menos através dessa criação enquanto personagem somos levados a realizar e questionar uma série de coisas.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do livro... e também da forma como a análise está feita, Micael. Mais nada a acrescentar... a não ser que, para Nietzsche confiar, tinha mesmo de ser ficção, não é verdade? :)

    ResponderEliminar
  4. Nem sei se ele saberia o que é confiar, pelo menos a atender às palavras deste livro.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: