sexta-feira, 26 de março de 2010

Polacos - Os Escravos dos Nazis

É um lugar-comum, apesar de extremamente importe e de não dever nunca ser esquecido, falar-se sobre o modo como regime de Adolf Hitler lidou com os Judeus alemães e dos demais países que invadiu durante o 3º Reich. No entanto os Judeus não foram as únicas vítimas do governo nazi da Alemanha, pois quem se opusesse ou fosse diferente do prescrito pelo modelo nazi, a nível racial e não só, sofriam na pele. Quem desalinhasse, fosse por natureza ou opção, dos cânones da ideologia nazi era  silenciado, roubado, humilhado, escravizado ou até mesmo eliminado. Hitler e os demais dirigentes nazis foram responsáveis pela prisão, tortura e massacre de várias minorias e etnias (ciganos, homossexuais, etc.) e também de intelectuais e pensadores que se opunham, directa ou indirectamente, ao regime e seus ideais.

Fogo na Noite - Goya
Os polacos sofreram muito sob a ocupação nazi por várias razões. Tal como os judeus, foram obrigados a usar um distintivo nas suas roupas que os identificava prontamente. Enquanto os Judeus eram forçados a usar a famosa estrela de 6 pontas, também conhecida como a estrela de David, os Polacos tinham de ostentar a letra “P” em todas as suas indumentárias. Apesar de não existirem provas de campos de concentração e extermínio para Polacos, não significa que tenham tido um tratamento muito melhor. Muitos dos Polacos tornaram-se mão-de-obra escrava sob o jugo nazi, podendo os industriaos ou proprietários agrícolas alemães requisitar polacos ao ministério do trabalho nazi para trabalharem gratuitamente nas suas terras.
Este tratamento para com os polacos tem motivos raciais (segundo a ideologia fascista nazi), históricos e geopolíticos. Os modernos polacos são descendentes dos antigos povos Eslavos, e que segundo os nazis eram inferiores por não serem considerado de origem germânica e ariana (nas línguas românicas há uma semelhança muito estreita entre o termo “escravo” e “eslavo”, podendo isso ter alguma relação histórica também, mas tratando-se apenas de mera especulação ou coincidência). As razões históricas e geopolíticas devem-se à derrota Alemã durante a 1ª Guerra mundial, da qual resultou a assinatura do tratado de Versalhes (1919), onde a Alemanha teve de ceder uma parte significativa do seu território para o recém-criado estado da Polónia. Assim, Hitler via o Tratado de Versalhes de 1919 como uma humilhação para a nação alemã, devendo a Polónia desaparecer do mapa e os polacos também por isso ser castigados.

Estes episódios fazem-me lembrar um dos ensinamentos que Sun Tzu prescreve na obra “A arte da Guerra”. Segundo Sun Tzu nem todas as vitórias são boas. Se com uma vitória humilharmos excessivamente os derrotados só iremos alimentar ódios e futuras guerras e insurreições contra o domínio ou paz imposta pela vitória em causa. 
Apesar disto, nada desculpa a acção nazi.

Fontes:
Documentário: A Prússia Oriental de Hitler
Livros: A arte da Guerra - Sun Tzu

5 comentários:

  1. a humanidade sofreu com o nazismo!

    ResponderEliminar
  2. Espero que tenhamos aprendido com isso, daí nunca ser demais falar sobre estes assuntos do Passado e daí a importância da História para o Presente e o Futuro.

    ResponderEliminar
  3. Esta é das partes da História que sempre mais me incomodou. Considero de extrema importância continuarmos a relembrar o que aconteceu, não deixando que se esconda (como muitos/as tentam) algo que deverá permanecer vivo...para o bem comum.

    ResponderEliminar
  4. Sofrer? "Sofremos"! Aprender? ...Talvez não.

    Apesar de todo o choque e tumulto provocado pelo Nazismo, este acabou por esconder ou camuflar outro mal maior que perdurou por mais algumas décadas o "Lenunismo-Estalismo", nas suas várias versões posteriores, ao que parece essa parte da história só agora começa a ser aceite. Já para não falar no Maoismo... felizmente que esse palco está a ser visto com atenção finalmente desde o inicio desta década!

    Tal como o nazismo do Adolfo desvirtuou os principios da filosofia de direita, o extremismo estalinista desmoronou os principios Marxistas.

    Os problemas não advêem dos princípios, mas das suas tentativas de aplicação prática!
    (Edgar B.)

    ResponderEliminar
  5. tudo o que eles poassaram nunca ninguem ira passar nem a metade .por isso tome cuidado na hora de falr cousa do passado

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: