domingo, 18 de outubro de 2009

3º Mundo - a origem e evolução do termo

Nos dias que correm 3º mundo é significado de países sub-desenvolvidos ou em em vias de desenvolvimento, mas nem sempre foi assim. Segundo alguns especialistas, interpretando as palavras de Alfred Sauvy - o autor deste termo - o 1º mundo seriam os Países industrializados capitalistas, o 2º mundo os Países socialistas industrializados e o 3º todos os restantes.
Assim que a U.R.S.S. caiu, e se desfez a rede de influências soviéticas ,estes termos caíram em desuso - pelo menos na sua acepção original. Assim, nos dias que correm o termo 3º mundo passou a classificar, de grosso modo, os mesmos países que não eram aliados "oficiais" de nenhum dos Blocos - Americano e Soviético - que se "degladiaram" durante a Guerra Fria e que agora se caracterizam por terem défices de desenvolvimento e baixos padrões de qualidade de vida para a maioria dos seus cidadãos (os países do 3º mundo também eram apelidados dos "não alinhados", por não alinharem com nenhumas das super-potências da Guerra Fria).

As faces da guerra - Dali
Pessoalmente, espero que dos actuais Países do 3º mundo nunca surja um novo nível ainda mais baixo, um que defina Países pobres e sem futuro. Para que tal nunca aconteça cabe aos países desenvolvidos, a maioria dos antigos países do 1º e 2º mundo, em conjunto com os  demais países que tiverem a capacidade de emergir do estado de subdesenvolvimento ,  contribuir para um equilíbrio global no que toca a distribuição de riqueza e igualdade de oportunidades e acesso a bens e serviços. Apesar de poder parecer, para os países actualmente desenvolvidos, um esforço sem retorno, na verdade é que: melhorando a qualidade de vida dos países mais pobres, os países mais ricos garantem também a sua própria estabilidade e qualidade de vida.

Quando chamarmos a alguns dos países mais pobres do mundo "Países em vias de desenvolvimento" é só por si já um óptimo principio, pois com isto estamos a incentivar e fomentar, nem que seja apenas animicamente, o seu desenvolvimento. Agora é preciso é acção.

5 comentários:

  1. Como bem me advertiram, esta pintura é talvez excessivamente forte e violenta mas objectivo é mesmo esse. Este assunto trata de países onde é difícil viver, aliás, sobreviver é mais correcto. A numerologia patente na imagem é também importante.

    ResponderEliminar
  2. Isto dos "paises de 3º mundo" é tão relativo... A unica coisa que associo a isto são os conceitos de probreza relativa e pobreza absoluta. Distinguem necessidades fisiologicas e necessarias á vida fisica, das necessidades ligadas á vida em sociedade e ao standard de cada.
    A analise historica que fizes-te faz todo o sentido e explica porque é que paises como a Africa do Sul podem ser considerados como de 3º mundo e Portugal fica alí quase no limbo mas pertencente aos paises "desenvolvidos" mesmo estando bem na cauda da Europa. Bem... a ser sincera, e isso é algo que tenho visto por comentarios que the ouvido, alguns do europeus olham para nos como parte de uma quase subcategoria de terceiro mundo do primeiro mundo.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Gostava só de salientar que Portugal até pode estar na cauda, não da Europa, mas da União Europeia, o que é muito diferente. Não esquecer que na Europa ainda há perseguissões e até há pouco tempo limpezas éticas, basta referir da amalgama de países que resultou do desmembramento da Jugoslávia.
    Podemos ser dos mais pobres e menos desenvolvidos da União Europeia, mas encontramo-nos entre os países com das melhores condições de vida a nível mundial. E para isso muito se evoluiu com o fim da ditadura e a adesão à União Europeia.
    Mas claro, queremos sempre mais e temos toda a legitimidade para tal.

    ResponderEliminar
  5. Os termos não cairam em desuso, no entanto, hoje, alguns cientistas sociais pegaram nesses mesmos termos e reciclaram-çhe o sentido:
    Países de 1º mundo está claro que são os mais desenvolvidos e oferecem excelente qualidade de vida, sejam eles os E.U.A e a maioria dos paises da U.E.
    Países de 2º mundo são aqueles onde a classe média começa a ganhar força, onde ,por vezes existem recursos naturais abundantes, e onde prospera uma classe de ricos capaz de levar o país ao 1º patamar, como exemplos temos o Brasil e a India.
    Países do 3ºmundo são todos aqueles cujo desenvolvimento está estagnado devido aos governos atolados em dividas contraidos no exterior, onde as revoltas internas moldam o quotidiano da população...
    Enfim países onde a esperança reside nos mecenas do Ocidente, ou seja, investidores estrangeiros dispostos a explorar as potencialidades destes paises... temos diversos países africanos e alguns asiáticos como exemplo desta triste situação.

    ResponderEliminar

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails
WOOK - www.wook.pt

TOP WOOK - Arte

TOP WOOK - Dicionários

TOP WOOK - Economia e Finanças

TOP WOOK - Engenharia

TOP WOOK - Ensino e Educação

TOP WOOK - Gestão

TOP WOOK - LITERATURA





A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa



Introduza o seu e-mail para receber a newsletter do blogue: