domingo, 18 de outubro de 2009

3º Mundo - a origem e evolução do termo

Nos dias que correm 3º mundo é significado de países sub-desenvolvidos ou em em vias de desenvolvimento, mas nem sempre foi assim. Segundo alguns especialistas, interpretando as palavras de Alfred Sauvy - o autor deste termo - o 1º mundo seriam os Países industrializados capitalistas, o 2º mundo os Países socialistas industrializados e o 3º todos os restantes.
Assim que a U.R.S.S. caiu, e se desfez a rede de influências soviéticas ,estes termos caíram em desuso - pelo menos na sua acepção original. Assim, nos dias que correm o termo 3º mundo passou a classificar, de grosso modo, os mesmos países que não eram aliados "oficiais" de nenhum dos Blocos - Americano e Soviético - que se "degladiaram" durante a Guerra Fria e que agora se caracterizam por terem défices de desenvolvimento e baixos padrões de qualidade de vida para a maioria dos seus cidadãos (os países do 3º mundo também eram apelidados dos "não alinhados", por não alinharem com nenhumas das super-potências da Guerra Fria).

As faces da guerra - Dali
Pessoalmente, espero que dos actuais Países do 3º mundo nunca surja um novo nível ainda mais baixo, um que defina Países pobres e sem futuro. Para que tal nunca aconteça cabe aos países desenvolvidos, a maioria dos antigos países do 1º e 2º mundo, em conjunto com os  demais países que tiverem a capacidade de emergir do estado de subdesenvolvimento ,  contribuir para um equilíbrio global no que toca a distribuição de riqueza e igualdade de oportunidades e acesso a bens e serviços. Apesar de poder parecer, para os países actualmente desenvolvidos, um esforço sem retorno, na verdade é que: melhorando a qualidade de vida dos países mais pobres, os países mais ricos garantem também a sua própria estabilidade e qualidade de vida.

Quando chamarmos a alguns dos países mais pobres do mundo "Países em vias de desenvolvimento" é só por si já um óptimo principio, pois com isto estamos a incentivar e fomentar, nem que seja apenas animicamente, o seu desenvolvimento. Agora é preciso é acção.

Artigos relacionados

Related Posts with Thumbnails


A Busca pela sabedoria - criado em Agosto de 2009 por Micael Sousa